Maio 25, 2022

Fale com a SEMEC: (63) 34643045 / e-mail: semedguarai2012@hotmail.com (e/ou) semecguarai2020@gmail.com

SEMEC Guaraí propõe reformulação da proposta didática e pedagógica para a Rede Municipal

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) tem realizado estudos e pesquisas, com objetivo de instituir uma linha didática e pedagógica para a Rede Municipal de Guaraí, tendo como alvo, a recuperação do ensino aprendizagem dos alunos da rede que foram bastante prejudicados em decorrência da Pandemia da COVID-19.

A proposta é uma construção coletiva que visa contemplar todas as Etapas e Modalidades de Ensino (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Especial), com vista especialmente a reorganização Curricular, a visão didática, metodológica e as inovações pedagógicas.

Conheça a proposta assistindo a VIDEOCONFERÊNCIA sobre o Plano de intervenção à comunidade Escolar.

De uma forma global, a proposta busca instituir ações para melhoria da infraestrutura física, didática, metodológica e pedagógica das unidades escolares municipais. Propõe ainda, a Reorganização Curricular e metas a curto, médio e longo prazo, modelos de instrumentos avaliativos, formações continuadas, aquisições de materiais e monitoramento dos resultados.

Para a reformulação da linha educacional da Rede Municipal de Ensino a curto, médio e longo prazo, lançaremos mão das seguintes visões:

2.1. Educação 3.0

2.2. Sequência didática

2.3. Pedagogia do Erro

2.4. Consciência Fonológica e Alfabetização

Tendo como aporte na realização dos trabalhos a amplitude visão das Metodologias Ativas.

Imagem 1: Organograma da proposta de intervenção didático-pedagógica-metodológica para Educação Municipal de Guaraí, em uma visão a curto, médio e longo prazo.

No norte da proposta, buscarmos estruturar ações de intervenções diretas ao ensino aprendizagem, indo ao encontro dos levantamentos:

Imagem 2: Visão dos trabalhos na linha do ontem, hoje e amanhã na correção dos déficits dos ensino aprendizagem, mitigando os efeitos da pandemia da COVID-19;

A Proposta Didático-Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Guaraí, buscará estruturar a identidade educacional com foco no pós-pandemia da COVID-19, de forma a definirmos uma linha de atuação e intervenção para minimizar/sanar os déficits de aprendizagem, definindo metas para cada um dos atores da Educação Municipal. De certa forma é uma ação que formaliza o compromisso assumido pelo Município com a recuperação das defasagens ao qual os estudantes tiveram, para isso, é necessário o envolvimento de toda comunidade escolar, entendendo que o sucesso desta nova empreitada educacional, dependerá da contribuição coletiva dos agentes educacionais e políticos do Município de Guaraí.

O grande propósito dessa linha didática e pedagógica da Rede Municipal é a busca em promover igualdades de oportunidades de acesso ao ensino- aprendizagem, entendendo a sala de aula como espaço heterogêneo, mas que, podemos mitigar as diferenças/déficits através de ações estruturadas e planejadas com base na busca da oferta dos serviços educacionais com qualidade e equidade.

A proposta da Rede Municipal buscará norte através de um Projeto de Intervenção que, estará diretamente ligado ao desenvolvimento da proposta didático-pedagógica, sendo estruturada em três eixos:

Imagem 1: Organograma da Proposta de Intervenção Didático-Pedagógica para a Educação Municipal de Guaraí, em uma visão a curto, médio e longo prazo.

 Seguindo um cronograma de ações, a Secretaria Municipal de Educação de Guaraí através de seu corpo técnico realizará algumas ações:

Primeiro – Realizar ações de estruturação final da proposta, inserindo sugestões  através do trabalho participativo com os Gestores e Coordenadores Escolares, para na sequência, apresentado toda a dinâmica à Comunidade Escolar e Sociedade Guaraiense.

Segundo – Apresentação da proposta à comunidade escolar, bem como definir e redefinir o formato dos trabalhos educacionais da Rede Municipal de Ensino, sistematizar em conjunto com professores a consolidação do novo cenário didático- pedagógico da Educação Municipal, tendo como meta inicial ações de intervenção a serem executadas a curto (2022), médio (2022 – 2024) e longo prazo (2022 – 2030).

Como nos apontam alguns especialistas, serão necessários em média 10 anos para correção dos déficits educacionais em virtude da pandemia, principalmente em relação a Português e Matemática (https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2021/04/27/sp-estima-de-1-a-11-anos-o-tempo-para-recuperar-aprendizagem-de-lingua-portuguesa-e-matematica-perdida-por-alunos-na-pandemia.ghtml).

CONHEÇA A MINUTA DO DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL

A suspensão das atividades letivas na Rede Pública de Ensino do Município de Guaraí – TO, aconteceu no mês de Março de 2020 (13/03/2020). Inicialmente pensávamos que logo “retornaríamos à normalidade”, o que acabou não acontecendo.

No mar de incertezas, buscando fundamentar o trabalho realizado pela rede municipal, para garantia  dos direitos de aprendizagens, como também preservação da vida de toda a comunidade escolar, a Rede Municipal de Ensino buscou estruturar PLANOS/PROPOSTAS de trabalho durante o período da pandemia, como também diferentes visões que se adequassem a esse momento.

Buscando demonstrar todos os esforços da Rede Municipal de Ensino em ofertar ao máximo possível o ensino aprendizagem, segue abaixo um organograma que representa bem a estruturação do trabalho desenvolvido nesse cenário atípico.

 As ações buscaram garantir o acesso ao ensino e a aprendizagem dentro das possibilidades e disponibilidades de tecnologia dos alunos e da comunidade escolar.

Imagem 3: Organograma do formato e Ferramentas utilizadas pela Rede Municipal de Ensino, buscando garantir a oferta do ensino aprendizagem – ano 2020 e 1° semestre de 2021.

Cabe observar que, a Rede Municipal de Ensino de Guaraí retornou suas atividades escolares no formato SEMIPRESENCIAL no 2° Semestre de 2021, utilizando a proposta de escalonamento, onde os alunos foram divididos em dois grupos, ao qual eram atendidos de forma presencial e remota, alternando os atendimentos entre as turmas semanalmente. Até que em outubro de 2021, devido a redução dos casos de COVID-19, iniciamos o retorno 100% presencial.

CONHEÇA AS PROPOSTA UTILIZADAS PELA REDE MUNICIPAL DE GUARAÍ DURANTE O PERÍODO DE PANDEMIA E AS VISÕES PARA O PÓS-PANDEMIA ACESSANDO