Maio 10, 2021

Fale com a SEMEC: (63) 34643045 / e-mail: semedguarai2012@hotmail.com ou semecguarai2020@gmail.com

Perfil Coordenação Educação Infantil – SEMED

Itamara da Costa Castro

Professora/Coordenadora da Educação Infantil da SEMED Guaraí

Itamara.castro@hotmail.com

 

Mulher, filha, irmã, esposa, mãe e avó…

 

Natural de Guaraí/TO possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Tocantins-UNITINS (2002).

Especialista em Orientação Educacional (2005) e em Educação Infantil (2011).

Atualmente ocupa a função de Coordenadora Pedagógica Geral da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Guaraí.

Tem experiência na área de Educação, nas funções de professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental e Gestora, além de experiência no Ensino Superior 2012/2015. Membro do Fórum Permanente de Educação Infantil do Tocantins – FEITO. Formadora local do Município de Guaraí – Programa de Educação Infantil PEI AvisaLá/Santander (2015/2017)

Educação Infantil em Guaraí-TO – Caracterização

 

 

 

 

 

 

A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009).

A Educação Infantil em Guaraí tem sido ampliada a cada ano em conformidade com as exigências atuais para o atendimento a essa etapa de ensino. Muitas inovações têm surgido no cenário educacional nas últimas décadas. No que se refere à Educação Infantil outrora tida como assistencialista especialmente para a faixa etária de zero a três anos, o atendimento era voltado principalmente para as crianças, cujas mães trabalhavam fora de casa e a pré-escola como iniciadoras do processo educativo. Hoje, com a concepção de que a “inteligência se forma a partir do nascimento e se há “janelas de oportunidades” na infância quando um determinado estímulo ou experiência exerce influência sobre a inteligência do que em qualquer outra época da vida, descuidar desse período significa desperdiçar um imenso potencial humano” (PNE, 2001).

É com essa visão que o Município de Guaraí tem investido no atendimento de qualidade às crianças de 0 a 5 anos.

Quanto à formação dos profissionais que atendem essa modalidade de ensino na Rede Municipal, 99% possuem a formação mínima exigida pela Lei 9394/96 artigo 62 e participam de formação continuada permanente.

As escolas da Rede Municipal de Ensino, incluindo as da zona urbana e as do campo somam um total de 08 escolas, destas, 07 atendem a Educação Infantil, sendo 5 na zona urbana e 02 na zona rural.

Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino que atendem à Educação Infantil são reconhecidas e autorizadas pelo CME – Conselho Municipal de Educação. As da rede privada a partir de 2007 passaram a ser reconhecidas e autorizadas pelo CME, sendo que duas já estão regularizadas e uma está com processo em andamento.

A Educação integral é ofertada para todas as turmas de creche, já a pré-escola é ofertada parcial, com um mínimo de turmas integral. O município está se organizando para que esta oferta se dê totalmente integral.

O aumento da demanda por vagas para as criançasde 4 anos de idade se deu  com a  Lei EC 59/2009 que tornou obrigatória a educação a  partir de 4 anos de idade e foi reafirmada pela Lei 12796/2013. A Educação Infantil é um direito da criança e um dever do estado, no entanto a Lei deixa facultado aos pais a escolha por matricular ou não as crianças na creche. Já a pré-escola como existe todo um processo de divulgação de matrículas para a pré-escola como etapa obrigatória, a família tem se despertado para a busca por vagas.

Atualmente as escolas não possuem listas de espera por vagas para a  pré-escola, estas reivindicações têm sido feitas na Secretaria Municipal de Educação que encaminha as crianças para as escolas. Quanto à creche há uma procura maior por vagas, especialmente para as crianças de 01 ano e meio a 03 anos de idade. Como a creche requer um ambiente adequado à faixa etária, devido a essas crianças permanecerem mais tempo na escola e às peculiaridades dessa fase de desenvolvimento, a sua inserção tem acontecido gradativamente.

Atualmente o município atende 625 crianças da Educação Infantil com idade entre 1 ano e meio a 05 anos de idade.