Novembro 28, 2021

Município de Guaraí promove formação continuada para profissionais da Educação da Rede Municipal de Ensino

Imagem de fundo: https://modaviet.vn/modaviet-tuyen-dung-nhan-vien-hanh-chinh-nhan-su

A Prefeitura Municipal de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promove nos dias 7 e 08/03/2019 das 7h30 às 11h e das 13h às 17h, encontro de FORMAÇÃO CONTINUADA AOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE GUARAÍ. A programação foi organizada contemplando as áreas Administrativas (ASG e Merendeiras) e Pedagógicas (Professores, Gestores Escolares, Coordenações Pedagógicas e de Apoio), com conteúdos específicos.

TEMA GERAL DA FORMAÇÃO:

O DOCUMENTO CURRICULAR NA PRÁTICA DA SALA DE AULA

A formação acontecerá na Faculdade Guaraí – IESC/FAG, com início no dia 07/03/2019, às 7h30, no Auditório da Faculdade, onde ocorrerá solenidade de abertura da formação e, em seguida, serão divididos os profissionais de acordo com sua área de atuação.

A formação terá como foco central a nova BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM – BNCC e o Documento Orientador da Base Curricular para o Tocantins. Os eixos serão trabalhados pelos profissionais da SEMEC, UNDIME-TO e SEDUC-TO, que elaboraram o Documento Orientador da BNCC para o Tocantins.

Imagem: https://seduc.to.gov.br/noticia/2018/11/30/documento-curricular-do-tocantins-e-aprovado-pelo-conselho-estadual-de-educacao/

Com uma proposta voltada ao trabalhar as demandas da área de atuação dos Profissionais da Educação, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura busca desenvolver ações que contemplam os diversos segmentos de profissionais que atuam na Pasta da Secretaria de Educação e Cultura, cumprindo com requisitos legais e atuais – legais, pelo disposto na legislação própria; atuais, pelas exigências dos tempos em que vivemos (Nova Base Curricular Nacional Comum – BNCC), com mudanças e transformações em todos os setores da vida em sociedade, na qual a Escola ocupa lugar importante.

O foco na BNCC, promove o despertar para o “Novo Norte a ser aplicado na Educação”, em que a linha de trabalho proposta pela BNCC busca minimizar as zonas de conforto dos envolvidos na Educação, a fim de repensar se os dados obtidos nas avaliações realmente mensura o quanto o aluno aprendeu e/ou se o que oferecemos como ensino é realmente o suficiente para contribuir com a formação de um cidadão atuante junto a sociedade.

EDUCAÇÃO INFANTIL

SOCIALIZAÇÃO DAS OFICINAS VIVENCIADAS NO VI SEMINÁRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Tema 1

BRINQUEDOS NÃO ESTRUTURADOS : O brincar com significado – Brincando com a matemática: Tão atraente quanto as outras ciências

Socializadoras: Maria Deusamar Sousa Brito Leite e Maria Inez Pereira Machado

Tema 2

O TRABALHO PEDAGÓGICO CONFORME A BNCC

Socializadora: Itamara da Costa Castro

Tema 3

PRÁTICAS E INTERAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL – Crianças leitoras e autoras

Socializadora: Maiara Machado L. Bailona.

Tema 4

ROTINA, TEMPOS, ESPAÇOS E RELAÇÕES

Socializadora: Maria de Fátima Rosa da Silva

Tema 5