Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação implanta novo Modelo de Gestão Escolar Municipal e está nova proposta tem garantido uma grande efetividade nos servições educacionais.

Chamado de Gestão Escolar: Participativa, Democrática, Responsável e Transparente o novo modelo de gestão tem garantido conquistas significativas para as Unidades Escolares e toda comunidade escolar, por garantir os recursos necessários para a Escolarização da Merenda Escola, repasses para aquisição de Material de Expediente, Limpeza e Construção pela própria escola junto ao comercio local.

A Gestão Escolar nestas visões é resultado a Política Pública implantada pela Gestão Municipal da Prefeita Lires Tereza Ferneda (2017/2020), que dentro da sua Plataforma de Governo busca implantar ações que garantam serviços de “Excelência para o Cidadão”. Nisto tem garantido investimentos que vem fortalecendo a qualidade dos Serviços Educacionais no Município de Guaraí.

CONTEXTUALIZAÇÃO

A implantação de uma visão de Gestão Escolar participativa, democrática, responsável e transparente tem como objetivo estruturar uma nova visão de gestão na educação pública do Sistema Municipal de Ensino de Guaraí. Nisto, propomos unir todos os interessados – estudantes, professores, gestores, servidores, pais, responsáveis e sociedade civil – no esforço coletivo em conhecer as necessidades de mudanças no fazer educacional das Unidades Escolares Municipais de Guaraí, dando uma maior dinamicidade de atuação aos Gestores Escolares, aos Conselhos, aos membros da sociedade civil, as Associações de Pais e Mestres, de forma que estes possam participar diretamente na construção de uma cultura democrática no cotidiano das escolas e do espaço social que ela encontra inserida.

Dentro de uma busca por implementar uma transformação no âmbito educacional, vemos na proposta de gestão democrática uma forma de garantir os processos coletivos de participação e nas tomadas de decisões em prol da melhoria da oferta do ensino e da aprendizagem. Tal visão respalda-se na legislação educacional, em especifico no que diz a LDB em seu art. 14, quando aponta que:

“os sistemas de ensino devem estabelecer normas para o desenvolvimento da gestão democrática nas escolas públicas de educação básica e que essas normas devem estar de acordo com as peculiaridades de cada sistema, bem como garantir a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola, além da participação das comunidades escolar nos conselhos escolares ou equivalentes”.

Implantar uma proposta de gestão democrática na educação é mais do que implantar mudanças nas estruturas organizacionais; este processo requer uma mudança no norte da proposta educacional, gerando uma gestão diferenciada no ato de administrar com e para a coletividade, fundamentando a concepção de qualidade na educação pública.

Dentro desta visão de trabalhar uma proposta de Gestão Democrática, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal da Educação tem elencado ações que buscam fortalecer as novas visões do fazer Gestão Escolar.

Buscando fortalecer a Gestão escolar do Sistema Municipal de Ensino de Guaraí, foi proposto pela Prefeita um estudos via Secretaria da Educação à respeito de medidas que daria uma maior dinâmica do fazer das Gestões educacionais das Escola Municipais e após os levantamentos e análises realizadas ao longo do 1° Trimestre de 2017 (Janeiro, Fevereiro e Março), percebeu-se a necessidade da oferta de uma maior “AUTONOMIA ÀS GESTÕES ESCOLARES”. Nisto, foi proposto pelo Secretário Municipal de Educação junto à Gestão Municipal a proposta de implantação de um novo norte administrativo no Sistema Municipal de Educação de Guaraí, a este norte foi dado o nome:

GESTÃO ESCOLAR: PARTICIPATIVA, DEMOCRÁTICA, RESPONSÁVEL E TRANSPARENTE

Nesta proposta foi elencadas 4 (quatro) ações administrativas:

1. Escolarização da Merenda Escolar (Click e leia mais sobre esta ação)
  2. Repasse de recursos para aquisição de Material de Expediente
  3. Repasse de recursos para aquisição de Material de Limpeza
  4. Repasse de recursos para Aquisição de Material de Construção (pequenos reparos)