Promovido pelas comunidades escolares em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, teve início o “Arraiá das Escolas Municipais” nesta sexta-feira 07/06 em Guaraí

Com a chegada do período dos festejos juninos, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura se mobiliza para apoiar as comunidades escolares na realização dos festejos nas Unidades Escolares. Com a #VEMPROARRAIÁ, o circuito junino nas unidades escolares teve início nesta sexta-feira (7), na Escola Municipal JK e acontecerá em mais 7 Unidades Escolares.

Confira a programação completa abaixo.

A realização do Arraiá, busca promover o resgate e a valorização da cultura junina na região, de forma que o envolvimentos da comunidade escolar incentive e desperte nos alunos a desejo de serem protagonistas nas suas ações em quanto centro do processo de ensino e aprendizagem. A realização dos festejos colocará os alunos da Rede Municipal de Ensino em contato direto com a cultura das artes cênicas, dança, comidas, músicas e teatro voltados para o fortalecer direta ou indiretamente o conhecimento e a cultura junina, do folclore e da história de Guaraí, do Tocantins e do País.

Festejo Junino

O festejo acontece nos meses de junho e julho tem como principal objetivo comemorar os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro. O evento se trata de um arraial decorado por bandeirolas coloridas, balões, tendo ao centro uma fogueira, em cujo entorno acontecem as brincadeiras como, adivinhações, pau de sebo, pescaria, argola, tiro ao alvo, quadrilhas, casamento matuto, forró com suas danças e músicas regionais, quermesse com barracas de comida típicas. O festival mantém viva as tradições e a memória do sertão do nordeste brasileiro de outrora.

Quadrilha

A quadrilha é uma dança de pares, de origem francesa adaptada no nordeste brasileiro em comemoração a um casamento matuto. A dança se desenvolve ao som de grupos de música típica regional que tocam sanfona, zabumba, triângulo e pandeiro e entoam ritmos como o xote, xaxado, marcha e baião.

ACOMPANHE OS FESTEJOS JUNINOS PELOS ÁLBUNS DE FOTOS E VÍDEOS

You may also like...